No dia 20/08/2019 a ANVISA aprovou o novo marco regulatório de Boas Práticas de Fabricação para realizar a produção de medicamentos no Brasil.
O certificado de BPF é exigido para as empresas fabricantes de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, saneantes e insumos farmacêuticos.
Com o certificado, sua empresa poderá distribuir e armazenar os produtos com mais facilidade, pois ele garante que a mesma está de acordo com as boas práticas exigidas pela ANVISA, assim garantindo a qualidade de produção de seu produto.
Saiba mais sobre O Certificado de Boas Práticas de Fabricação.
Com a aprovação, as exportações de medicamentos serão ampliadas, dessa forma a indústria farmacêutica brasileira se tornará mais presente no mercado, especificamente, mais competitiva.
A ANVISA irá atualizar a RDC e mais 14 instruções normativas sobre esse tema. Com essa atualização será possível ter acesso a informações de medicamentos seguros.
Essas mudanças são necessárias pois 85% dos medicamentos genéricos que são consumidos no Brasil, são de origem nacional. Por isso se torna tão importante essas atualizações no mercado farmacêutico.
O relator dessa matéria, Fernando Mendes, diz:
"o impacto da atualização soma-se aos esforços de harmonizar e contribuir com as discussões no âmbito internacional e impulsiona de maneira decisiva os fabricantes de medicamentos localizados no Brasil a acessarem diferentes mercados".
Acompanhe as notícias no site oficial da ANVISA, acesse.