05/05/2020

Quais são as vantagens em ter um produto regularizado?

Quais são as vantagens em ter um produto regularizado? Quais são as vantagens em ter um produto regularizado?

Atualmente muitos produtos estão sendo criados, desenvolvidos e importados para o Brasil. Com toda essa movimentação, é de suma importância que exista normas e regras estabelecidas para o desenvolvimento e comercialização de tais produtos.

A regularização junto a Anvisa – (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é obrigatória para produtos nas categorias: Correlatos, cosméticos, saneantes, medicamentos e outros. Neste conteúdo discorreremos a respeito das vantagens de possuir um produto regularizado e as desvantagens em manter o produto sem registro.

Registrar produtos como mencionado anteriormente, é acima de tudo uma obrigação legal! Antes de poder registrar um produto é exigido pela Anvisa a regularização da empresa, esta é subdividida em duas partes e é extremamente criteriosa. Empresas e produtos regularizados representam confiabilidade, pois demonstram que os produtos em questão passaram por testes de segurança e eficácia antes de chegar ao consumidor final. Produtos não regularizados não passam por nenhum tipo de testes, apresentando suspeitas quanto a segurança e eficácia em relação a finalidade do produto.

Ter um produto regularizado proporciona tranquilidade para a empresa comercializadora, pois seus produtos podem ser vendidos livremente sem riscos iminentes. Já produtos sem registro podem ser apreendidos a qualquer momento, a empresa pode sofrer denúncias e ter seu estabelecimento lacrado, impedindo de prosseguir com suas atividades.

A empresa que comercializa sem regularização comete crime contra a saúde pública, esta atitude pode inclusive resultar em prisão para os responsáveis.

Outra clara desvantagem para quem não possui a devida regularização é a impossibilidade de realizar vendas em larga escala. Muitos estabelecimentos podem somente comprar produtos regularizados, como o caso de hospitais por exemplo. Diversos produtos são consumidos pelo público hospitalar, como: saneantes para limpeza do local; EPIs (Equipamento de Proteção individual) que inclui: Máscaras, aventais, óculos, luvas e outros; Correlatos como: equipamento de ultrassonografia, radiografia, estetoscópio e vários outros.

Obter autorizações de funcionamento e registro de produtos oferece diversos benefícios para os comerciantes sob aqueles que não seguem a legislação brasileira.  O não cumprimento da legislação imposta pela Anvisa, pode acarretar em multas, apreensão de carga, fechamento de estabelecimento e em alguns casos prisão.

Entre em contato conosco! Dispomos de uma equipe técnica preparada para assessorá-lo em todas as etapas de regularização seja empresa ou produto.

preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como regularizar empresa e produto na Anvisa.

Redator: Gabriela Batman Carvalho

Solicite um orçamento

* Campos obrigatórios

Digite o que você procura