O que são as Boas Práticas?

Compartilhar: 
O que são as Boas Práticas?

Na área de manipulação de produtos é sempre importante saber se a mercadoria levada ao consumidor é de boa qualidade, pensando nisso foi criado um método para evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de produtos contaminados.

E no blog de hoje vamos explicar o que são as boas práticas. A tarefa pode não ser a mais fácil de todas, mas registrar sua empresa e obter o Manual de Boas Práticas são garantias de qualidade que só trazem benefícios para seus negócios.

No geral, as boas práticas são ferramentas com o objetivo de garantir a conformidade, qualidade e segurança dos produtos. Geralmente acompanhada de um manual, personalizado para a sua empresa, que deve ser obedecido pelos manipuladores da mesma, desde a escolha e/ou compra das mercadorias até a comercialização ao consumidor.

O sistema é implantado de maneira exclusiva para cada estabelecimento, visando todos os procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais, desde que a atividade da sua empresa seja fabricante, distribuidor, armazenador, importador, exportador, fracionador e/ou estabelecimento comercial.

Para empresas que carecem somente da implantação do Sistema de Boas Práticas, a Stone Okamont fornece toda a assessoria e consultoria necessária para a realização deste.  Com uma análise inicial, identificaremos as ações para seguirmos de maneira dinâmica e assertiva, alavancando a implantação e manutenção do sistema a longo prazo.

Faça seu orçamento

Manual de Boas Práticas (MBP)

O Manual de Boas Práticas é o documento que descreve as atividades do estabelecimento, incluindo os requisitos sanitários, manutenção e a higienização das instalações, equipamentos e utensílios. Além de fazer o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade do produto final.

Lembrando que o Manual de Boas Práticas é exclusivo para cada estabelecimento, devendo ser elaborado e atualizado constantemente. Sempre considerando as legislações sanitárias vigentes, livros e publicações técnicas feitas pelo órgão competente.

O que são boas práticas para serviços de alimentação?

O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Pensando nisso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), elaborou uma Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação para esclarecer quais devem ser os cuidados durante a toda manipulação de alimentos, de preparar, armazenar até vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura.

O que diz a RDC 216?

A Resolução acima estabelece os procedimentos obrigatórios de boas práticas para serviços de alimentação. O Manual de Boas Práticas deve descrever as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários, controle de abastecimento da água, controle de vetores e pragas, capacitação controle da higiene e saúde dos profissionais empregados e a garantia de qualidade do alimento preparado.

A RDC 216 aplica-se aos serviços de alimentação que realizam as seguintes atividades:

“(...) manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres.”

 (fonte: ANVISA)

Qual o objetivo do sistema de boas práticas?

As Boas Práticas têm como objetivo garantir a segurança correta do manuseio dos produtos, da matéria-prima até o produto final. A não implantação das Boas Práticas pode resultar no indeferimento do peticionamento. Por isso, é muito importante contratar uma assessoria com autoridade no assunto para evitar adversidades.

Qual a validade do Manual de Boas Práticas?

Manual de Boas Práticas deve ser a reprodução da realidade da empresa, descrevendo a rotina de trabalho, devendo ser atualizado sempre que a empresa realizar alterações operacionais.

Como podemos ajudar?

A Stone Okamont, conta com uma equipe competente para desenvolver as Boas Práticas e, através de auditorias de implantação e correção, indicar o que deve ser aperfeiçoado, garantindo assim, um plano de ação para corrigir todas as não conformidades.

Entre em contato conosco! Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas.

Redator
Nayara Barillari
Digite
o que procura