Certificado de Boas Práticas de Fabricação

Compartilhar: 
Certificado de Boas Práticas de Fabricação

Obter o Certificado de Boas Práticas de fabricação é um passo obrigatório para empresas farmacêuticas e de produtos para saúde de classe III e IV.

Para obter a certificação, a sua empresa deve atender a todos os requisitos higiênico-sanitários.

Continue a leitura e entenda sobre o Certificado de Boas Práticas de Fabricação

Solicite seu orçamento

O que será abordado:

O que é o Certificado de Boas Práticas de Fabricação?

É o certificado emitido pela ANVISA, atestando que determinado estabelecimento atende aos requisitos higiênico-sanitários estabelecidos em normas específicas da Agência. A certificação pode ser de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) ou de Distribuição e Armazenamento (CBPDA).

O que são as Boas Práticas de Fabricação ANVISA?

É o conjunto de operações adotado visando a fabricação de produtos seguros conforme os requisitos higiênico-sanitários preconizados em legislações específicas.

A quem se aplica o Certificado de Boas Práticas de Fabricação?

O Certificado de Boa Práticas de Fabricação se aplica as empresas fabricantes de medicamento, produtos para saúde, cosméticos, perfumes, produtos de higiene Pessoal, saneantes e insumos Farmacêuticos localizadas em todo território nacional e internacional.

Os produtos de saúde classe I e II; Cosméticos e saneantes são produzidos conforme os requisitos das Boas Práticas, no entanto, a Certificação não é obrigatória.

Como conseguir o Certificado de Boas Práticas de Fabricação?

Para obter esta certificação, os estabelecimentos devem ser submetidos a uma vistoria, que deve ser realizada em cada linha de produção que se pretenda obter a certificação, mesmo que se trate de uma única unidade industrial. Como resultado, independentemente de quantas linhas de produção diferentes existam, as empresas são obrigadas a enviar a documentação para cada uma separadamente e pagar todas as taxas associadas ao serviço separadamente.

Conheça a norma da ANVISA que regulamenta o Certificado de Boas de Práticas de Fabricação

A RDC nº 497/2021 dispõe sobre os procedimentos administrativos para concessão de Certificação de Boas Práticas de Fabricação e de Certificação de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem.

A norma se refere aos procedimentos de:

  • Armazenagem;
  • Certificado de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA);
  • Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF);
  • Distribuição;
  • Empresa;
  • Fabricação;
  • Itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumes;
  • Produtos para saúde;
  • Saneantes.

E mais: esclarece as condições gerais de certificação e como acontece a concessão do certificado e seus critérios de acordo com o segmento de atuação.

Como a Stone Okamont pode te auxiliar?

Sua empresa precisa de CBPF? A Stone Okamont pode te ajudar, possuímos profissionais qualificados em diversas áreas para te auxiliar na condução do seu processo de certificação.

Quer saber qual o caminho ideal
PARA A SUA EMPRESA?

Solicite aqui um orçamento.

Digite
o que procura