Você sabe a diferença do registro de desodorante e um antitranspirante?

Compartilhar: 
Você sabe a diferença do registro de desodorante e um antitranspirante?

Com toda certeza você conhece ou já ouviu falar no desodorante ou antitranspirante. Mas antes de falarmos sobre a diferença na regularização, você sabe a diferença entre esses produtos?

A função do desodorante é reduzir a quantidade de bactérias produzidas por nosso corpo, que é o que causa o mal cheiro, já o antitranspirante possui sais de alumínio em sua composição, inibindo a produção de suor e eliminando o odor.

Essa diferença influencia no processo de regularização do desodorante ou antitranspirante. Para maiores informações continue acompanhando o conteúdo e qualquer dúvida fale com um de nossos consultores clicando no botão abaixo.

FALE CONOSCO

O que você vai ver neste blog:

Diferenças na regularização de desodorante e antitranspirante.

Algumas diferenças no processo de regularização do desodorante ou antitranspirante são as análises específicas que deverão ser apresentadas.

Para a regularização do antitranspirante é necessário comprovar que o produto é seguro e eficaz para o uso humano, sendo assim, sem a apresentação deste estudo não será possível prosseguir com a regularização.

Na regularização do desodorante não é necessária a apresentação do estudo de segurança e eficácia, porém isto não te ausenta da comprovação da estabilidade e a apresentação de dados físico-químicos.

Qual o grau de risco do desodorante e o do antitranspirante?

Como citamos existem processos e exigências diferentes para cada um desses produtos. O antitranspirante se enquadra no grau de risco II, ou seja, possui indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso.

O desodorante se enquadra como grau de risco I que se caracteriza por possuir propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação se faz mais simplificada em comparação com a regularização de um cosmético de grau de risco II.

 

Antes de regularizar desodorante ou antitranspirante, será necessário regularizar sua empresa junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária com os seguintes passos:

Licença de Funcionamento

O primeiro passo é obter a Licença de Funcionamento para seu estabelecimento, documento emitido pela Vigilância Sanitária (VISA), legalizando o funcionamento das atividades de sua empresa e respeitando todas as normas estabelecidas pela RDC correspondente à atividade exercida. Esta é a fase mais criteriosa do processo para regularizar desodorante ou antitranspirante.

Nesse processo cabe a instituição adaptar sua estrutura física para receber a inspeção de um agente fiscalizador da VISA para avaliar as condições técnicas e operacionais do local, para que seu estabelecimento possa funcionar e te levar para o próximo passo que é a Autorização de Funcionamento da Empresa.

Autorização de Funcionamento Empresa

A Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) é uma das etapas regulatórias de maior importância para o sucesso do seu negócio, por este motivo é necessário contar com apoio técnico especializado.

A Autorização de Funcionamento da Empresa, mais conhecida como “AFE”, é uma permissão da ANVISA para que a empresa possa exercer suas atividades, o documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU). A AFE deve ser solicitada para início de atividades como: fabricar, distribuir, armazenar, transportar, importar ou exportar.

Nessa fase deverá ser realizado o peticionamento, então o órgão responsável realizará a verificação dos documentos submetidos, e recolherá as taxas. Cada tipo de categoria requer uma documentação específica, é muito importante se atentar aos documentos de base, pois a falta destes pode resultar em indeferimento instantâneo.

A obtenção da AFE demonstra que a empresa atua de acordo com a legislação brasileira e está apta para atuar em todo território nacional, consequentemente passando para a próxima fase que é de regularizar do desodorante ou o antitranspirante.

Como registrar desodorante ou antitranspirante na ANVISA com facilidade?

A Stone Okamont possui um sistema de atendimento personalizado, em que cada caso é analisado de maneira única e as melhores soluções são propostas.

Com uma equipe de profissionais altamente capacitados e atualizados nas mais diversas demandas, encontramos o melhor método de regularizar desodorante ou antitranspirante na ANVISA.

Entre em contato conosco, conheça nossas soluções inteligentes e deixe sua empresa mais próxima do sucesso!

Quer saber qual o caminho ideal
PARA A SUA EMPRESA?

Solicite aqui um orçamento.

Digite
o que procura