Agricultura Orgânica e Produtos Fitossanitários

Compartilhar: 

Hoje a agricultura orgânica está desempenhando um papel muito importante na sociedade, ofertando produtos orgânicos e saudáveis para priorizar a qualidade dos alimentos consumidos pela população.

A agricultura orgânica tem o intuito de despertar na sociedade a importância de consumir produtos saudáveis e manter o equilíbrio ambiental, especificamente o solo. Dentro da agricultura orgânica, é utilizado produtos que tem o foco 100% na sustentabilidade.

No Brasil, a agricultura orgânica foi aprovada pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Porém a sua regulamentação ocorreu em 27 de dezembro de 2007 com a publicação do Decreto Nº 6.323.

Por isso a Stone Okamont trouxe um conteúdo diferente e especial para te auxiliar no entendimento sobre Agricultura Orgânica e Produtos Fitossanitários.

Faça seu orçamento

O que são produtos fitossanitário?

São produtos de origem vegetal, usados para realizar um controle de forma biológica através do uso de organismo vivos ou os que são obtidos pela manipulação genética. Dessa forma, os agricultores podem combater pragas e até mesmo doenças que são provocadas por diversos grupos, sendo eles:

- Ácaros

- Fungos

- Vermes

- Lagartas Comuns

- Moscas 

E dentre outros que acabam prejudicando a agricultura.

Por ser um produto 100% vegetal/biológico, ele pode ser usado em qualquer agricultura, variando entre frutas, verduras, grãos, cana de açúcar e etc.

 

Divisão de Grupos e Tipos:

Os produtos fitossanitários possuem dois tipos, sendo eles:

º Macrobiológico: Uso de macroorganismo (ex: insetos, ácaros e outros opositores naturais das pragas).

º Microbiológico: Uso de bactérias, fungos e vírus.

 

Obs. Também podem ser considerados biológicos os produtos semioquímicos, feromônios e extratos vegetais.

 

O mercado de produtos biológicos para controle de pragas e doenças agrícolas cresceu mais de 70% no Brasil, em 2018. A indústria de biodefensivos movimentou no ano passado R$ 464,5 milhões, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Controle Biológico.

Algumas pessoas chegam a confundir produtos fitossanitários com agrotóxicos, por ambos possuírem finalidades parecidas. Portanto é importante frisar que um produto fitossanitário não é agrotóxico pois se trata de um produto usado na agricultura ORGÂNICA. E que não possui nenhuma substância nociva para a sustentabilidade, meio ambiente e para consumo humano/animal.

 

Você precisa registrar um produto biológico no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está tendo dificuldades? Fique tranquilo.

Entre em contato com a Stone Okamont, possuímos a expertise que você precisa.

Redator
Kesia Avelar
Digite
o que procura