Como registrar aditivos para alimentação animal no MAPA

Compartilhar: 
Como registrar aditivos para alimentação animal no MAPA

Existem várias categorias de aditivos para alimentação animal, as características variam de acordo com a finalidade de cada tipo: Aditivos tecnológicos, nutricionais, sensoriais e zootécnicos.
Aditivos são: produtos formulados, substâncias ou micro-organismos normalmente não usado como ingredientes a serem adicionados ao alimento animal, podendo conter valor nutritivo ou não.

Você sabe o que é preciso para registrar aditivos para alimentação animal no MAPA? Nesse conteúdo falaremos sobre todas as etapas regulatórias necessárias para registrar aditivos para alimentação animal no MAPA.

Faça seu orçamento

Classificação de produto – MAPA

Antes de registrar aditivos para alimentação animal no MAPA é necessário saber sua classificação. O aditivo entra na categoria de alimentação animal para regularização no MAPA. Os aditivos para alimentação animal são passíveis de registro ou cadastro dependendo de sua funcionalidade: aditivos sensoriais e tecnológicos são passíveis de cadastro e nutricionais e zootécnicos passíveis de registro.

Regularização Empresa

Antes de registrar aditivos para alimentação animal no MAPA é imprescindível regularizar seu estabelecimento. A regularização do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é feito de acordo com a atividade realizada pela empresa: Para fabricante EP – Estabelecimento Produtor; Para distribuidor ED – Estabelecimento Distribuidor; para importador EI – Estabelecimento Importador; Para exportador EE - Estabelecimento exportador; Para comercializar EC  - Estabelecimento Comercial; Para armazenagem – EA Estabelecimento Armazenador; ER – Estabelecimento relacionado (para determinados tipos de produtos e comércio) e DIPOA – (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Saiba mais: Licença de Empresa.

Implantação do Sistema das Boas Práticas

A implantação do Sistema das Boas Práticas é indispensável para registrar aditivos para alimentação animal no MAPA. O sistema das Boas Práticas são regras e normas que regem os processos que envolvem o produto, visando maior qualidade para o consumidor final. Saiba mais: Implantação do Sistema das Boas Práticas.

Tudo pronto para registrar aditivos para alimentação animal no MAPA

Após a regularização da empresa finalmente é possível registrar aditivos para alimentação animal no MAPA. Nessa etapa regulatória é preciso apresentar testes de segurança e eficácia a fim de garantir que o produto final desempenhe a função para qual foi desenvolvida sem causar qualquer dano, além disso, informações específicas sobre o produto como: Rótulo, composição, maneira de administração, advertências e outros serão solicitadas. Saiba mais: Registro de produto.

Fale com quem entende

Registrar aditivos para alimentação animal no MAPA é um processo burocrático complexo que exige a assistência e expertise de uma assessoria competente. A Stone Okamont é assessoria perfeita para seu negócio! A Stone Okamont dispõe de profissionais capacitados em diversas áreas de atuação para atender demandas de todo ramo de atividade que necessite de regularização junto a Anvisa e Mapa. Conte conosco para registrar aditivos para alimentação animal no MAPA e evite preocupações desnecessárias.

Não perca mais tempo! Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como registrar aditivos para alimentação animal no MAPA.

Redator
Gabriela Batman Carvalho
Digite
o que procura