Como registrar fios de sustentação na ANVISA?

Compartilhar: 
Como registrar fios de sustentação na ANVISA?

Os fios de sustentação são produtos para saúde utilizados como fim estético para combater o envelhecimento precoce e as rugas de expressão.  O produto é composto de filamentos com pequenos cones que através de um processo de fixação permanece entre a pele e o tecido cutâneo.

Este tipo de produto tornou-se um grande aliado na correção da flacidez, além de estimular a produção de colágeno nas áreas aplicadas, ou seja, os fios de sustentação também retardam o envelhecimento.

A ANVISA classifica os fios de sustentação na categoria de correlatos com a classificação de risco III.

Antes da comercialização desse produto, será necessário obter os seguintes documentos: Licença de Funcionamento, Autorização de Funcionamento, Certificado de Boas Práticas de Fabricação e o Registro do Produto.

É necessário entender que, para realizar o peticionamento de produtos que são sujeitos à Vigilância Sanitária, aqueles que podem oferecer riscos à saúde, é obrigatório a regularização da empresa responsável por fabricar e distribuir tais produtos.

Se você encontra dificuldade em adequar sua empresa ou produto perante as leis vigentes procure uma assessoria.

A Stone Okamont é especializada em regularização de empresa e produto na ANVISA. Clique no link abaixo e solicite seu orçamento!

Faça seu orçamento

 Veja quais são os passos necessários para obter o registro de fios de sustentação na ANVISA.

 1º passo: Licença de Funcionamento

Antes de entrar com o pedido do registro de fios de sustentação na ANVISA, o primeiro passo é obter a Licença de Funcionamento para seu estabelecimento. Ela é adquirida a partir de uma vistoria realizada pela VISA, ou seja, a Vigilância Sanitária Local.

A Stone Okamont atua com excelência na elaboração do processo de Licença de Funcionamento junto à VISA.

A Licença de Funcionamento é um documento de aprovação junto a Vigilância Sanitária local, reconhecendo que seu estabelecimento possui condições técnicas e operacionais para realizar sua atividade e te levar para o próximo passo que é a Autorização de Funcionamento Empresa.

2º passo: Autorização de Funcionamento Empresa

A Autorização de Funcionamento de Empresa, mais conhecida como “AFE”  é um documento emitido pela ANVISA, publicado no Diário Oficial da União (DOU), o mesmo te habilita a exercer sua atividade na qual foi peticionada  junto à Agência. A obtenção da AFE, significa que a empresa atua de acordo com a legislação brasileira e está apta para atuar em todo território nacional.

A “AFE” é necessária e indispensável para o próximo passo que é o peticionamento do CBPF, ou seja, Certificado de Boas Práticas de Fabricação.

3 º passo: Boas Práticas de Fabricação

O Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), é o documento que atesta o cumprimento das diretrizes da legislação vigente para a fabricação de um determinado produto. É emitido para comprovar que a empresa foi instruída e inspecionada durante o processo de fabricação.

Para registrar os fios de sustentação na ANVISA, como sua classificação é classe de risco III, o Certificado de Boas Práticas é uma exigência da ANVISA, que tem um dos parâmetros mais aprimorados do mundo, atestando que o estabelecimento cumpre com as Boas Práticas de Fabricação.

Os produtos de classificação de risco III e IV precisam, obrigatoriamente, do Certificado de Boas Práticas junto à ANVISA.

4° passo: Registro de fios de sustentação

O Registro de Produto é o documento emitido pela ANVISA legalizando a comercialização do mesmo. A partir desse momento, a Agência irá analisar a petição da maneira mais adequada, verificando a documentação apresentada para certificar que a empresa está de acordo com a legislação vigente e apta a desenvolver suas atividades.

Nessa etapa final são apresentadas informações sobre o produto como: material de composição, instruções de uso, instruções de descarte entre outros. Dessa maneira, deve-se respeitar o processo de peticionamento, devendo-se anexar a documentação obrigatória e protocolar a petição na ANVISA.

Todas as empresas que ofereçam produtos que possam ser prejudiciais à saúde, como medicamentos, agrotóxicos, cosméticos, etc; necessitam estar em dia com todas as regularizações junto à ANVISA.

Venha para a Stone Okamont!

Atuamos de forma exclusiva, ajustando e elaborando todos os procedimentos necessários para a implantação do sistema da qualidade de acordo com a necessidade de cada cliente.

Temos profissionais especializados em todas as áreas, possibilitando que seja designado um perito com conhecimento adequado para seu ramo de atuação, para que esse processo flua de maneira ágil e evitando retrabalhos.

Redator
Nayara Barillari
Digite
o que procura