Como registrar suplemento nutricional para leitão e aves de corte?

Compartilhar: 
Como registrar suplemento nutricional para leitão e aves de corte?

A nutrição é um dos pontos mais importantes na criação de animais para o abate, porque interfere nos resultados obtidos. O aumento da produção de resíduos, resulta na busca de novos conceitos relativos à nutrição animal.

Dentre esses conceitos, destaca-se o uso da proteína ideal, da injeção de nutrientes in ovo, da alimentação dos animais em fases e a suplementação de aditivos como prebióticos, probióticos, enzimas, extratos herbais e minerais orgânicos nas dietas. É fundamental ter atenção ao uso de vitaminas, elas podem ser bastante vantajosas para o seu negócio.

Várias pesquisas têm sido feitas a fim de comprovar a eficiência dessas práticas de nutrição e muitas delas concluem que a aplicação de estratégias nutricionais tem um significativo potencial de redução da excreção de nutrientes pelos frangos de corte, além de terem ainda, a vantagem de reduzir os custos de produção.

Faça seu orçamento!

O que são nutrientes?

São grupos de constituintes alimentares de composição química específica que participam do metabolismo celular, sendo responsáveis pela manutenção da vida animal. Do ponto de vista nutricional são conhecidos seis grupos de nutrientes: água, carboidratos (solúveis e insolúveis), lipídios, proteínas, vitaminas e minerais

Como funciona o uso de vitaminas?

As vitaminas que são utilizadas podem ser usadas, de duas formas.

Elas podem ser incluídas diretamente, ou pré-misturas, como premixes, núcleos, suplementos e concentrados. Nelas são misturadas todas as vitaminas das quais o animal precisa.

Vale lembrar que cada genética específica recomenda alguns níveis de determinados elementos e que os animais precisam de quase todas as vitaminas em várias etapas da vida, mas a concentração varia conforme a fase e o tipo de produção desejado. 

O que são suplementos?

Os suplementos alimentares aumentam a qualidade de vida, suprindo o corpo de nutrientes importantes. Eles ajudam na melhora de performance, repondo os gastos energéticos e enriquecendo a dieta com vitaminas e sais minerais.

Nas rações para aves, suínos e peixes são incluídos produtos que não são reconhecidos como matérias-primas, mas que desempenham funções importantes do ponto de vista nutricional.

O objetivo destes suplementos é contribuir com todas as necessidades do animal dentro do segmento desejado. Podem ser fabricadas, comercializadas e fornecidas aos animais juntas ou separadas.

 Matérias-primas nos suplementos nutricionais

As matérias-primas são também conhecidas como ingredientes e integram as rações para aves, suínos e peixes de forma convencional, ou seja, os que normalmente compõem as rações, e as alternativas.

Como: milho, farelo de soja, farinha de carne e osso, farelo de trigo, calcário, fosfato bicálcico, farinha de ostra, óleo bruto de soja, sal comum, farinha de peixe, dentre outros.

Geralmente o binômio milho e soja, e seus derivados, além de participarem em maior quantidade na composição das rações, estão sendo utilizados também na produção de biocombustíveis, o que vem incentivando cada vez mais a utilização de fontes alternativas de energia e proteína nas rações.

Fale com quem entende

Registrar suplemento nutricional no MAPA é um processo burocrático complexo que exige a assistência e expertise de uma assessoria competente.

A Stone Okamont é assessoria perfeita para seu negócio!

A Stone Okamont dispõe de profissionais capacitados em diversas áreas de atuação para atender demandas de todo ramo de atividade que necessite de regularização junto a Anvisa e Mapa.

Conte conosco para registrar suplemento nutricional no MAPA e evite preocupações desnecessárias.

Não perca mais tempo! Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como registrar suplemento nutricional no MAPA.

Redator
Nayara Barillari
Digite
o que procura