Descubra os benefícios de realizar Auditoria em sua empresa

Compartilhar: 

O que é a Auditoria?

A Auditoria, nada mais é, do que uma verificação de conformidade do status do Sistema de Qualidade implantado.

Algumas pessoas costumam fazer uma analogia da auditoria como inspeção ou checagem de um determinado processo, mas, em suma, ela é uma das ferramentas da qualidade para verificação do status de conformidade que a empresa está.

Saiba mais sobre Sistema de Qualidade aqui!

 

Quais benefícios da Auditoria?

A Auditoria oferece diversos benefícios, mas os dois principais são:

O primeiro benefício é um apontamento das não-conformidades. Isso é, um levantamento do que não está de acordo com normas a serem seguidas pela empresa, agência regulatória ou organismo certificador. A Auditoria evidencia onde estão as não-conformidades do Sistema de Qualidade.

A Auditoria consegue evidenciar as não-conformidades em partes documentais, físicas, operacionais, etc.

O segundo grande benefício são suas ações corretivas e preventivas, que é a capacidade de trazer uma visão clara do processo e ajudar nas correções necessárias. A Auditoria não apenas evidencia problemas e/ou falhas, mas no decorrer do processo ela consegue auxiliar na resolução deles e criar soluções de prevenção do problema e/ou falha.

 

Qual a conexão entre Sistema de Qualidade e Auditoria?

A Auditoria é uma ferramenta que auxilia na verificação da eficácia do Sistema de Qualidade. É a checagem criteriosa de toda a implantação sistêmica, se é funcional, quais os erros e falhas, como resolvê-los e outros apontamentos sobre os padrões de qualidade.

Ela pode ser aplicada em qualquer empresa, independentemente do tamanho, visando melhorias continuas e, consequentemente, crescimento organizado na companhia.

 

Como a Stone Okamont pode ajudar nesse processo?

A Stone Okamont conta com profissionais especializados para realizar auditorias nas empresas. A Auditoria é realizada de maneira preparatória, ou seja, se a empresa deseja ou necessita da Certificação de Boas Práticas de Fabricação, a Stone Okamont realiza uma auditoria para verificar e corrigir a implantação do Sistema de Qualidade, para que, quando os auditores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) inspecionarem a empresa ou realizarem a auditoria de certificação, a empresa não tenha problemas e nem ressalvas junto à agência reguladora.

A Stone Okamont também oferece outros tipos de Auditoria, como a Auditoria para efeito de Licenciamento, para obtenção da Licença de Funcionamento. A Stone Okamont verifica e avalia o sistema implantado para saber se ele estará de acordo com os quesitos necessários para adquirir seu licenciamento.

 

 Como funciona uma Auditoria Internacional?

Uma empresa pode solicitar os serviços de Auditoria Internacional com o intuito de verificação do Status de seu Sistema de Qualidade.

Essa Auditoria pode ter várias funcionalidades, como por exemplo a verificação de status do Sistema da Qualidade implantado com uma visão internacional de um auditor diferenciado, ou ter seu foco em seu produto, para saber os apontamentos de não–conformidade ou vulnerabilidades aplicáveis, outra opção é para harmonizar sistema, para uma certificação em comum ou específica (ANVISA, ISSO, etc.) com outro país, conforme sua atividade.

No caso de uma Harmonização, a Stone Okamont é solicitada pela empresa para realizar uma avaliação sistêmica, no intuito de entender onde estão e quais são os pontos de ruptura e ajustes entre o país de origem e o de destino. A Auditoria é realizada para evidenciar o que é crítico ou não, como é o sistema regulatório do país de origem e quais suas especificações. Então, a Stone Okamont realiza o mesmo processo de verificação do sistema regulatório daquela atividade no Brasil (ou outro país de destino) e seus requerimentos, para harmonizar os sistemas de acordo com a aplicação da legislação de cada país.

 

O que é Harmonização de Sistema em uma Auditoria Internacional?

Como vimos, uma empresa que pretende exportar deve estar de acordo com a legislação do país de origem e o país de destino. Mas isso não é um processo simples, já que muitas leis e normas são diferentes em sua aplicação de acordo com cada país. Ou seja, se algo na Alemanha é permitido, no Brasil pode ser proibido, ou necessária uma verificação diferenciada.

A Stone Okamont entende esse processo e se especializou em harmonização de legislações estrangeiras com foco no mercado brasileiro. Isso significa que a Stone Okamont consegue harmonizar sistemas, para que o produto/serviço chegue ao Brasil e seja aplicado de acordo com as normas das agências certificadores.

Esse processo é complexo, pois exige conhecimento aprofundado na legislação nacional e na de outros países. A equipe da Stone Okamont, com mais de 25 anos de experiência, pode ser o grande diferencial para encontrar a solução de forma ágil, simplificada e sem gastos desnecessários, já que oferece técnicos especializados, com conhecimento em diversos idiomas e que fazem auditorias internacionais, garantindo processos funcionais e transparentes.

 

Solucionando seus problemas...

A Stone Okamont está preparada para solucionar seus problemas e te apresentar os melhores caminhos para realizar todas as auditorias necessárias.

Sejam elas para fins de licenciamento, certificação, produto ou, até mesmo, internacionais, a Stone Okamont tem uma equipe especializada que trará soluções rápidas, simples, sem gastos extras e com Burocracia Zero!

 

Redator
Luiza Grynfogiel
Digite
o que procura