O que é Sistema da Qualidade?

Compartilhar: 
O que é Sistema da Qualidade?

O Sistema da Qualidade é um conjunto de elementos interligados (Procedimentos Operacionais Padrões, Fichas, Formulários de Verificação, Instruções de trabalho), que funcionam como uma engrenagem no processo de criação de consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É uma ferramenta de gestão para a busca da melhoria continua de uma companhia. 

Através do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) a empresa consegue controlar e padronizar todos os seus processos e medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade.

Em outras palavras, o Sistema de Gestão da Qualidade se resume a mecanismos de verificação do processo produtivo, que possibilitam o controle e a melhoria dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Geralmente essas ações têm o objetivo de garantir que os produtos atendam às suas especificações e, consequentemente, a satisfação e as necessidades ou expectativas dos clientes em relação a empresa, seus produtos ou serviços ofertados.

Nesse sistema, existem princípios e diretrizes a serem seguidos, que são aplicados em cada processo que envolve o dia a dia da empresa. A ISO (International Organization for Standardization) é uma certificação, que considera um conjunto de normas alinhadas, que devem ser aplicadas na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em uma organização.

A ISO também determina os seguintes princípios para um bom sistema de gestão da qualidade:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Envolvimento das pessoas;
  4. Abordagem por processos;
  5. Abordagem sistêmica;
  6. Melhoria contínua;
  7. Decisões baseadas em fatos;
  8. Relacionamento com fornecedores

Para os processos de VISA – Vigilância Sanitária e ANVISA – Agência nacional de Vigilância Sanitária, são adotadas e exigidas normativas indicadas nas RDC’s (Resolução da Diretoria Colegiada), conforme cada segmento (Cosméticos, Saneantes, Medicamentos, etc) para a fiscalização e harmonização sistêmica da qualidade.

O que é qualidade?

Qualidade é o nível de satisfação do cliente sobre um determinado produto e/ou serviço, ou seja, saber se as definições apresentadas pelo produto e/ou serviço oferecidos estão atendendo às expectativas criadas.

Em outras palavras, podemos dizer que Qualidade é a “ausência de defeitos” e é para isso que existe o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

Garantir a qualidade não é uma tarefa simples ou fácil para uma empresa, por isso é recomendado buscar meios de assegurar a qualidade dos produtos/serviços oferecidos aos clientes.

Como podemos ajudar?

 

Para o progresso da uma empresa é essencial que se tenha um Sistema de Gestão da Qualidade adequado, com intuito de estabelecer um padrão de qualidade dos seus produtos/serviços, como também melhorar os seus processos.

A Stone Okamont é uma empresa de assessoria com inteligência regulatória nos principais órgãos reguladores do Brasil, como também em vários processos produtivos. Podemos te ajudar a estabelecer/implementar um SGQ que possibilite o crescimento da sua empresa, como também avaliar o sistema que já está em funcionamento, para melhor atender aos padrões de qualidade pré-estabelecidos em Normativas Técnicas.

Entre em contato conosco, conheça nossas soluções eficientes, não deixe questões como o estabelecimento de um Sistema de Gestão da Qualidade impeça a sua empresa de estar devidamente regularizada junto as agências competentes.

A Stone Okamont também está no Youtube. Acesse nosso canal e confira os principais assuntos relacionados a ANVISA e MAPA: https://www.youtube.com/stoneokamont

Redator
Nayara Barillari
Digite
o que procura