O que você precisa saber sobre a rotulagem de produtos de origem animal

Compartilhar: 

Dificuldades em desenvolver a rotulagem correta para seu produto de origem animal ou até mesmo quais informações devem conter ou não segundo ato normativo. Prossiga a leitura e qualquer dúvida entre em contato conosco através do formulário.

Faça seu orçamento

Tópicos deste conteúdo:

A rotulagem de produtos de origem animal está diretamente vinculada à área de inspeção. A correta elaboração e interpretação dos rótulos são vitais, tanto para o profissional quanto para o consumidor, que devem estar atentos às informações que possam induzir ao erro, engano ou confusão.

Quando é aplicada a
INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ROTULAGEM?

Todo produto de origem animal deve seguir este regulamento técnico, se tratando do comércio internacional ou interestadual, independentemente da origem, embalado na ausência do cliente e pronto para venda ao consumidor.

Deixando claro que os produtos de origem animal possuem características específicas, necessitando de uma regulamentação própria, com regulamento técnico operando de modo complementar.

O que o rótulo
NÃO DEVE APRESENTAR?

É importante ficar atento ao que é descrito na embalagem do seu produto, caso sua propaganda apresente informações falsas que levem o consumidor a ter outro entendimento sobre o produto adquirido.

Separamos alguns pontos importantes para não apresentar na rotulagem do seu produto:

  • Atribuir propriedades que não consiga demonstrar;
  • Ressaltar qualidades que possam induzir o consumidor ao erro;
  • Indicar que o produto de origem animal possui propriedades medicinais e terapêuticas.

Qual idioma escrever o rótulo do
PRODUTO DE ORIGEM ANIMAL?

As informações obrigatórias devem ser redigidas com exatidão em todos os seus detalhes na língua oficial do país de consumo, com tamanho, realce e visibilidade propícia, sem perda da existência de textos em outras línguas.

Quais informações obrigatórias devem conter a 
ROTULAGEM DO SEU PRODUTO?

Caso o Regulamento Técnico vigente ou um Regulamento Técnico específico não especifique o contrário, a rotulagem de produto de origem animal embalado deve conter as seguintes informações:

  • Nome de venda do produto de origem animal: devendo ser indicado no rótulo de forma destacada e tamanho proporcional;
  • Lista de ingredientes: Os ingredientes listados no rótulo devem ser descritos em ordem crescente de quantidade;
  • Carimbo oficial da Inspeção Federal;
  • Prazo de validade, entre outros tópicos presentes na Instrução Normativa.

Todas as obrigatoriedades devem ser claras e precisas para que seu produto possa estar dentro das normas vigentes.

Caso esteja encontrando dificuldades para seguir à risca toda Instrução Normativa sobre rotulagem de produtos no MAPA, nossa equipe possui expertise para desenvolver e até mesmo revisar seu processo de rotulagem.

Método
BUROCRACIA ZERO!

O processo de regularização de produto é muito complicado e burocrático, para isso a Stone Okamont dispõe de especialistas em assuntos regulatórios para assessorá-lo em todas as etapas, garantindo que o decorrer de cada processo seja  rápido  e com menor custo. Veja as vantagens de utilizar nosso método Burocracia Zero!

Entre em contato conosco! Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas.

Quer saber qual o caminho ideal
PARA A SUA EMPRESA?

Solicite aqui um orçamento.

Digite
o que procura