Como registar vinagre de maçã no MAPA?

Compartilhar: 
Como registar vinagre de maçã no MAPA?

O vinagre ao longo dos anos foi feito por meio da fermentação de materiais variados como mel, beterraba, entre outros. Contudo, entre tantos tipos de vinagre o que se destaca por suas propriedades são os feitos de maçã. Iremos tratar dele em nosso blog, abordaremos alguns pontos como registro de estabelecimento, sistema da qualidade e instrução normativa, para mais informações acompanhe a matéria completa.

Existem diversas aplicações ao vinagre de maçã que vão desde cuidados a saúde até mesmo alimentação, ele pode ser usado para ajudar emagrecer ou também auxiliar com a prevenção de doenças crônicas.

 

Novos parâmetros foram publicados em março de 2020 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Trata-se da revisão da IN 34/2012.

Segundo a Instrução Normativa (IN) nº 16 na elaboração do fermentado de fruta fica proibido a utilização de açúcar, o intuito da alteração na normativa é parar com fraude ao consumidor, trazendo segurança sobre o que é anunciado pelo fabricante e que não haverá matéria-prima distinta do que anunciado.

 

FAÇA SEU ORÇAMENTO

 

Como registrar vinagre de maçã?

Para obter o registro do vinagre de maçã, sua empresa precisa estar de acordo com as exigências do órgão regulador. E antes de obter o deferimento do produto, você precisa obter o Registro de Estabelecimento.

O Registro de Estabelecimento é a regularização necessária para sua empresa exercer suas atividades junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Antes de registrar um produto, é necessário que o MAPA conceda o Registro de Estabelecimento, comprovando que a companhia atua dentro das normas de sua função específica.

 

Implantação do Sistema da Qualidade para registrar vinagre de maçã.

O Sistema da Qualidade é uma ferramenta fundamental e obrigatória que tem como objetivo principal bem definido garantir a conformidade, qualidade e segurança dos produtos. O Sistema da Qualidade é implantado de maneira exclusiva para cada estabelecimento, visando todos os procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais elaborados, desenhados e implantados sob medida para cada empresa e atividade a ser executada visando sempre os cuidados com processo e produto.

 

A Stone Okamont possui uma equipe altamente especializada e devidamente treinada na arte e técnica para desenvolver os mais variados Sistemas de Qualidade, em acordo com uma grande gama de variações legislatórias globais.

 

A Stone Okamont também faz parte de um pequeno e seleto grupo de empresas brasileiras com capacidade para realizar “Harmonizações sistemas da qualidade” em qualquer país do Globo. Ações como elaboração de manuais da qualidade fundamentado nas Boas Práticas e, através de auditorias corretivas são parte do dia a dia de nossa companhia, desta forma, registrar vinagre de maçã no MAPA fica mais fácil e menos burocrático para a sua empresa.

 

Qual a categoria do vinagre?

Existem categorias dentro do Ministério da Agricultura, como por exemplo as bebidas são separadas por fermentadas, destilados, alcoólicos, não alcoólicos a mesma coisa acontece dentro da categoria de vinagres que passam por um processo regulatório, por esse motivo é necessário ter bem definido qual teu tipo de vinagre e qual processo envolvido.

 

O que é preciso para registrar vinagre de maçã no MAPA?

Para registrar vinagre de maçã no MAPA, basicamente é necessário apresentar testes, laudos, estudos e certificados validos do produto final para garantir sua eficácia e segurança.

 

Fale com quem entende! Fale com a Stone Okamont!

Não sabe por onde começar para registrar vinagre de maçã? Conte com a Stone Okamont, dispomos de “Dream Team” de profissionais capacitados a sua inteira e total disposição para atender as necessidades da sua empresa.

 

Não perca mais tempo! Fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como registrar vinagre de maçã no MAPA.

Redator
Cleisla Firmino
Digite
o que procura