Como registrar queijo no MAPA

Compartilhar: 

O mercado de queijos no Brasil tem um alto potencial de crescimento a médio prazo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq). Como todo processo de legalização é burocrático, a Stone Okamont vai te orientar a como registrar queijo no MAPA.

Todo produto de origem animal deve ser regularizado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todo o procedimento registrar queijo no MAPA pode ser complicado para pessoas que não estão acostumadas com os meios regulatórios.

Mas não se preocupe! A Stone Okamont possui experiência e consultores especializados nas mais diversas demandas. Confira a matéria e descubra como podemos te ajudar a registrar queijo no MAPA!

 

Qual a definição de queijo?

O MAPA define queijo como todo produto fresco ou maturado proveniente da separação parcial do soro do leite, coagulado pela ação de enzimas ou bactérias específicas.

Entretanto, para registrar queijo no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), antes é necessário regularizar sua empresa.

 

Registro de Estabelecimento Produtor para fabricação de queijo

Primeiramente, antes de iniciar os processos para registrar queijo no MAPA, será preciso registrar sua empresa como Estabelecimento Produtor.

Essa licença destina-se para empresas que utilizam matéria-prima, semi-industrializados ou industrializados de origem animal para a fabricação de produtos, como o queijo.

Alguns dos requisitos necessários para obter o registro:

I – A área para recebimento de matéria-prima deve ter tamanho suficiente para comportar a demanda;

II – Para os estabelecimentos que recebem leite em latão, uma área destinada a lavagem e higienização dos mesmos é requerida.

A classificação para estabelecimentos produtores de queijo é Fábrica de Laticínios

Após legalizar a empresa no MAPA, pode-se dar início ao processo para registrar queijo no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

 

O registro de Estabelecimento possui validade?

A Licença de Estabelecimento precisa ser renovada a cada dez anos, sendo válida em todo território nacional.

Se uma mudança ocorrer na legislação vigente, será preciso fazer as devidas alterações no registro.

 

O que é preciso para registrar queijo no MAPA?

Depois da regularização do estabelecimento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sua empresa estará apta para iniciar o procedimento necessário para registrar queijo no MAPA.

A solicitação deve ser realizada eletronicamente, contendo informações técnicas do produto. São algumas delas:

I - Dados de identificação e caracterização do queijo;

II - Indicação dos ingredientes do queijo, seguindo ordem decrescente de quantidade;

III – Descrição dos processos de fabricação.

Entender e aplicar todas as exigências do MAPA na regularização de produtos de origem animal requer muita atenção e conhecimento.

O procedimento pode ser confuso, mas a Stone Okamont utiliza o método Burocracia Zero para otimizar seus processos e apresentar resultados excelentes para registrar queijo no MAPA.

 

Preciso de SIF para registrar queijo no MAPA?

SIF é a sigla utilizada para Serviço de Inspeção Federal. Ele é responsável por fiscalizar e assegurar a qualidade dos produtos de origem animal, sendo comestíveis ou não.

Isso quer dizer que, para comercializar e registrar queijo no MAPA, o produto deve passar pela inspeção e receber o selo de aprovação do SIF em seu rótulo.

Se algum estabelecimento for flagrado comercializando seu queijo sem o selo do SIF, ele poderá ser autuado.

 

Por quanto tempo é válido o registro de queijo no MAPA?

O registro de queijo no MAPA possui uma validade de dez anos, precisando ser renovado neste intervalo de tempo.

Ele é válido em todo território nacional e deverá sofrer as alterações necessárias caso a legislação que o regulamente seja alterada.

 

O melhor método para registrar queijo no MAPA

A Stone Okamont é uma assessoria e consultoria de excelência que está pronta para te atender! Utilizamos nossa experiência para agilizar os processos e entregar resultados extraordinários no seu registro de queijo no MAPA.

Com um atendimento personalizado, analisamos cada situação e traçamos soluções inteligentes que deixam sua empresa mais próxima do sucesso!

Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar a registrar queijo no MAPA!  Clique aqui!

 

 

 

 

 

A Stone Okamont também está no Youtube. Clique aqui e confira os principais assuntos relacionados a ANVISA e MAPA.

Redator
Matheus Carriel
Digite
o que procura