A implantação de Boas Práticas é essencial para qualquer estabelecimento regulamentado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A Boas Práticas é decorrente de um Sistema de Qualidade criado para a empresa, que segue normas internas e, principalmente, a legislação de sua área de atuação.
Os tipos de estabelecimentos podem ser:
Dentro de cada um deles, existem grupos diversificando a atuação da empresa. Por exemplo, um Estabelecimento Produtor de Fertilizantes está sujeito a uma legislação específica que se difere do Estabelecimento Produtor de Artigos de Embelezamento Animal.
Portanto, um Sistema de Qualidade deve seguir as regras relacionadas à sua área de atuação.
E alguns estabelecimentos precisam de uma Certificação de Boas Práticas para que consigam regulamentar sua empresa e seu produto.
A Certificação de Boas Práticas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pode ser feita pelo próprio MAPA ou em alguns casos por um Organismo Certificador Primário (OCP).
O OCP é um certificador que tem aprovação do MAPA e está inscrito no sistema SINMETRO (Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Cada área de atuação e produto desenvolvido tem um certificador específico, sendo ou um OCP ou o próprio MAPA.
O órgão certificador vai até o estabelecimento para verificar se o Sistema de Qualidade implantado é funcional, seguro e respeita a legislação na qual se aplica. Se tudo estiver correto e dentro dos padrões necessários, a empresa recebe a Certificação de Boas Práticas.
Para conceder a certificação o órgão certificador deve verificar todo o funcionamento da companhia e também a parte legal, estrutural e documental. Para que não ocorra erros pelo caminho, a Stone Okamont realiza auditorias que preparam a empresa, e toda sua equipe, para a verificação do MAPA e do OCP.
Essas auditorias, além do preparo, também conseguem apresentar se há erros nos processos ou se algo deve ser melhorado, facilitando a Certificação de Boas Práticas.
Como vimos acima, qualquer estabelecimento que precisa ser regulamentado junto ao MAPA, deve ter um Sistema de Qualidade consolidado. E a Certificação de Boas Práticas depende da implantação do Sistema de Boas Práticas.
Mas nem sempre a certificação se faz obrigatória, já que em alguns estabelecimentos apenas a aplicação do Sistema já é o suficiente. Essa relatividade se dá pela complexidade de cada área de atuação.
Portanto, um dos meios mais fáceis de descobrir se sua empresa deve ter a Certificação de Boas Práticas é entrar em contato com a Stone Okamont, que auxiliará todo o processo, desde a implantação do Sistema de Qualidade e comprovação de funcionalidade até o recebimento da Certificação.
Analisar quanto tempo leva o processo de Certificação de Boas Práticas desde sua solicitação é intangível, já que cada empresa tem suas especificidades. Ou seja, existem diversos fatores que podem intervir durante o processo, tornando-o mais longo ou curto.
Algumas das principais variantes são:
A Stone Okamont utiliza o método Burocracia Zero para facilitar o processo, cuidando de toda a parte burocrática e entregando resultados desejados.
Isso não apenas na parte de Certificação de Boas Práticas, mas em todo o processo de regulamentação de sua empresa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Com atendimento personalizado, a Stone Okamont garante resultados rápidos, diretos e sem perder dinheiro no processo. Outra grande vantagem são os meios de pagamento diferenciados, customizados para que toda empresa receba um serviço de excelência sem ter gastos desnecessários.
Entre em contato e saiba mais!
A Stone Okamont também está no Youtube. Acesse nosso canal e confira os principais assuntos relacionados a ANVISA e MAPA: