Qual a diferença entre cadastro e registro no MAPA?

Compartilhar: 
Qual a diferença entre cadastro e registro no MAPA?

Quando se trata de produtos relacionados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) este órgão é responsável por garantir a segurança e a qualidade dos produtos antes de serem comercializados. Para atingir esse objetivo, o Ministério da Agricultura exige que esses produtos sejam cadastrados ou registrados, dependendo de sua natureza. E no Blog de hoje vamos falar sobre a diferença entre o cadastro e registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Solicite seu orçamento

TÓPICOS DESTE BLOG:

O que é cadastro de produto?

O processo de cadastro de produtos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), envolve a apresentação de documentação e informações técnicas sobre o produto, como sua composição, origem, embalagem, modo de uso, entre outras informações. Essa documentação é avaliada pelos técnicos do MAPA, que verificam se o produto está de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos. O objetivo é garantir a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos, através do controle de produção, transporte, armazenamento e distribuição desses produtos.

O cadastro é para produtos isentos de registro, ou seja, de risco intermediário. O processo de cadastro é relativamente simples e geralmente envolve a apresentação de documentação básica e informações sobre o produto.

Após a análise nas documentações e especificações exigidas o produto recebe um registro no Ministério da Agricultura e pode ser comercializado.

O que é registro de produto?

O registro é necessário para produtos que requerem análise e ensaios antes de serem comercializados. Esses produtos incluem alimentos para animais, alimentos processados, bebidas, aditivos alimentares e outros produtos similares. O processo de registro é mais complexo e envolve a apresentação de uma ampla gama de informações técnicas sobre o produto, incluindo resultados de testes laboratoriais.

Para realizar o registro, a empresa deve apresentar ao MAPA diversos documentos técnicos, que comprovem a qualidade e segurança do produto. O processo pode levar alguns meses para ser concluído, e o registro tem validade de 10 anos, podendo ser renovado posteriormente

O objetivo do registro é garantir a segurança e a eficácia desses produtos, por meio da análise prévia de sua composição, modo de uso e eficácia.

O registro é importante tanto para a empresa, que pode comercializar seu produto de forma legal e segura, quanto para os produtores e consumidores, que têm a garantia de que estão adquirindo um produto de qualidade, que foi avaliado e aprovado pelos órgãos competentes.

Diferença entre registro e cadastro

O cadastro no Ministério da Agricultura refere-se à inscrição de um estabelecimento que trabalha com produtos de origem animal, como frigoríficos, laticínios, entre outros. É por meio desse cadastro que o Ministério da Agricultura pode monitorar e regularizar as atividades desses estabelecimentos, a fim de garantir a qualidade e a segurança dos produtos que são comercializados.

Já o registro no Ministério da Agricultura é um processo específico que alguns produtos de origem animal, como leite e carnes, precisam passar antes de serem comercializados. Esse registro é uma espécie de autorização para a venda desses produtos, após a análise de amostras que atestem a qualidade e a segurança do produto.

Como nós da Stone Okamont podemos te ajudar?

A Stone Okamont cuida de todo o processo para você cadastrar ou registrar seu produto no MAPA. Somos especializados em assuntos regulatórios. É isso mesmo! Deixe toda a burocracia aos cuidados de quem realmente entende do assunto.

Quer saber qual o caminho ideal
PARA A SUA EMPRESA?

Solicite aqui um orçamento.

Digite
o que procura