Como registrar desinfetante aerossol na Anvisa

Compartilhar: 
Como registrar desinfetante aerossol na Anvisa

O desinfetante aerossol é um higienizador potente capaz de eliminar vírus e bactérias em 99,9% em apenas 10 minutos. O mesmo pode conter fragrâncias ou manter o odor original. Sua forma aerossol pode ser usada em cortinas, sofás, estofados, roupas e calçados.

A Anvisa classifica o desinfetante aerossol como saneante. A atividade de saneante possui classificação de risco de grau I e grau II. Produtos saneantes com classificação de risco grau I são passíveis de notificação e classificação de risco II passíveis de registro.  Desinfetante aerossol se enquadra na classe de risco grau II portanto passível de registro.

Faça seu orçamento

Preciso de Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para registrar desinfetante aerossol na Anvisa?

O Certificado de Boas Práticas de Fabricação é exigido para empresas que atuam com produtos classificado a partir de risco III. Portanto não é necessário obter CBPF para registrar desinfetante aerossol na Anvisa. 

O que é preciso para registrar desinfetante aerossol na Anvisa?

Para registrar desinfetante aerossol na Anvisa é necessário que sua empresa esteja devidamente regularizada junto a Visa e Anvisa. Ainda não possui essa regularização? Veja no próximo tópico como obtê-la!

Mas se sua empresa já se encontra regularizada, para registrar desinfetante aerossol na Anvisa será necessário apresentar testes e laudos que comprovem a segurança e eficácia do produto. Este tipo de teste é obrigatório para todo produto a fim de garantir que este desempenhe sua função sem causar dano ao consumidor final.  Além disso, para obter o Registro de Produto será solicitado informações específicas sobre o produto como: composição, rotulagem, manual de instruções, advertências e outros. 

Como obter regularização empresa para registrar desinfetante aerossol na Anvisa?

A regularização de empresa para registrar desinfetante aerossol na Anvisa consiste em 2 passos.

1º Licença de Funcionamento: A Licença de Funcionamento é o primeiro passo de regularização empresa para registrar desinfetante aerossol na Anvisa. Esta é feita junto a VISA (Vigilância Sanitária Local) de seu estado ou município. Esse processo é principalmente estruturado sobre as questões físicas do estabelecimento, como: materiais de acabamento, planta do local, passagem de ar e outros. Todas essas questões serão examinadas de acordo com a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) relacionada a atividade exercida pela empresa. Portanto a atividade: fabricação, armazenagem, distribuição, etc. e o tipo de produto, nesse caso: saneantes, interferem nas adequações que devem ser feitas para receber um agente fiscalizador da VISA. 

2º Autorização de Funcionamento: Este é o último passo regulatório da empresa para registrar desinfetante aerossol na Anvisa. A Autorização de Funcionamento Empresa é executada pela Anvisa em Brasília, nessa fase do processo os agentes da Anvisa irão verificar o relatório de inspeção relacionado ao processo anteriormente realizado, além de verificar o sistema da qualidade. A implantação do sistema da qualidade é obrigatória para toda empresa independente da atividade exercida. 

Dúvidas sobre como registrar desinfetante aerossol na Anvisa? Fale com quem entende!

Registrar desinfetante aerossol na Anvisa é um processo burocrático complexo com muitas etapas, leis e interpretações. Conte com a ajuda da Stone Okamont para registrar desinfetante aerossol na Anvisa! Uma assessoria competente e especializada em assuntos regulatórios.

Não perca mais tempo! Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como registrar desinfetante aerossol na Anvisa.

Redator
Gabriela Batman Carvalho
Digite
o que procura